Temos visto ultimamente a ocorrência de diversos ataques de ransomware, tanto no mundo como no Brasil. Exemplos destes ataques, são os que vitimaram o Tesouro Nacional e a rede das Lojas Rener, pra citar alguns apenas. E a lista aumenta cada vez mais.

A vítima mais recente é a Prefeitura Municipal de Taboão da Serra, SP. O ataque ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 27 de agosto de 2021.

A Prefeitura informa que o servidor principal e o de backup foram afetados, onde as informações foram criptografadas pelo ransomware.

Ainda não temos detalhes técnicos sobre como o ransomware afetou os sistemas.

Todos os sistemas da Prefeitura foram comprometidos e estão sem funcionar. Devido a isso, a Central de Atendimento ao Cidadão (Atende) e o hotsite Atende On-line estão temporariamente indisponíveis.

Até o momento da escrita deste post, o site do Atende On-line (https://www.atende.ts.sp.gov.br/) ainda está temporariamente disponível, conforme pode ver abaixo:

Ransomware: Sistemas da Prefeitura de Taboão da Serra/SP foram comprometidos
Aviso ao acessar o site do Atende On-line ( https://www.atende.ts.sp.gov.br/)

Na nota, a Prefeitura diz que “A Secretaria de Assuntos Jurídicos e o Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) já comunicaram os órgãos competentes e estão lavrando boletim de ocorrência na Delegacia Seccional de Polícia de Taboão da Serra.”

Caso tenhamos maiores informações, publicaremos pra você.

Atualização – 06/09/2021

Acessamos a url do Atende On-line ( https://www.atende.ts.sp.gov.br/), ao 12:14pm, mas o serviço continuava indisponível.

Fonte:

http://ts.sp.gov.br/imprensa/noticias/nota-oficial-prefeitura-de-taboao-da-serra-e-alvo-de-crime-cibernetico/

https://www.atende.ts.sp.gov.br/

Créditos da imagem usada na capa do post:

https://fdr.com.br/2020/01/20/iptu-taboao-da-serra-2020-prorrogado-prazo-para-1-parcela-com-desconto/

What's your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
O Analista
Adoro letras verdes sob um fundo preto...

You may also like

More in:Security