Image default
Hackers & Cultura

Rádio Amadores e Hackers: uma combinação “perfeita”

No início deste ano, uma equipe do Khoury College of Computer Sciences da Universidade Northeastern, em Boston, provou que o complexo sistema de radionavegação de um avião poderia ser hackeado por meio um SDR (Rádio Definido por Software) de apenas 600 dólares ou menos (confira aqui e aqui).

O SDR (Software-defined radio) que pode ser comprado facilmente, foi utilizado para spoofar (falsificar) os sinais de rádio do sistema de instrumento de pouso (ILS) de um avião. E essa não foi a primeira vez que SDRs foram usados para demonstrar a vulnerabilidade de um sistema.

Em 2014, pesquisadores da Trend Micro usaram os SDRs para gerar uma séria de mensagens falsas, variando de sinais de socorro a avisos de colisão no Sistema de identificação Automatizado usado por embarcações no mar.

O Rádio Amador

Não são apenas os SDRs que podem ser utilizados em tentativas de hacking em larga escala. Saiba que até mesmo aquele rádio amador básico possui recursos que atrairão qualquer hacker com más intenções (ou não).

A reputação um tanto quanto saudosista que o rádio amadorismo possui, é em grande parte merecida, já que um humilde equipamento desse pode servir como uma importante ferramenta em vários setores.

Embora os amantes do rádio amadorismo e os programadores estejam há muito tempo cientes dos mais variados usos envolvendo rádio amadores, os hackers também estão usando a sua tecnologia, mas para fins menos honrosos.

Explicando sobre rádio amadores

O que sabemos é que nenhum rádio amador foi fabricado com a intenção de causar estrago estando em mãos erradas, mas ele pode facilitar o trabalho de pessoas com más intenções.

AX25, Packer Radio e Rede Mesh: o sonho de todo hacker

Embora as pessoas que entendam um pouco de tecnologia estejam até certo ponto familiarizadas com o TCP/IP, não podemos dizer o mesmo do protocolo AX25. O AX25 é um protocolo da camada de enlace de dados e é suportado pelo kernel do Linux há quase uma década.

Ao utilizar o AX25 em conjunto com um rádio amador, você pode criar uma rede de computadores convencional sem ter que depender de conexões cabeadas, pois as informações trafegarão pelo ar.

Um operador de rádio amador pode facilmente, utilizando nada além de seu equipamento de rádio amador e um laptop básico, acessar a Internet até mesmo dos locais mais remotos possíveis. As possibilidades de hacking quase ilimitadas associadas a essas conexões remotas, são sem dúvida, o que fará o sangue correr mais rápido nas veias de um hacker.

O futuro do hacking relacionado ao rádio amadorismo é preocupante

O fato de os SDRs poderem efetivamente assumir o controle de sistemas complexos de companhias aéreas não ser preocupante o suficiente, a mesma tecnologia também tem se mostrado eficiente para o hacking de modernos guindastes e até mesmo de implantes de desfibriladores cardíacos.

Os pesquisadores da Trend Micro descobriram que controles remotos de sete fabricantes usados para movimentar equipamentos industriais, como guindastes, podem ser facilmente manipulados por um SDR.

Esses controles remotos eram de fato, muito mais propensos a serem comprometidos do que um controle barato padrão de garagem. Apesar do avanço constante em relação a criação de sistemas que podem impedir tentativas de invasão, os hackers estão revolucionando sua própria tecnologia a uma velocidade muito maior.

O hacking tem sido parte de nossa sociedade impulsionada pela tecnologia por vários anos, e sem dúvida, continuará assim por muito tempo.

Embora nem todos os hackers utilizem a tecnologia de rádio em suas ações, o poder de um simples rádio amador em mãos erradas nunca deve ser subestimado.

Fonte:

https://gbhackers.com/radio-tech-used-to-hack/

SDRs no Alibaba

https://www.alibaba.com/showroom/software-defined-radio.html

SDRs Receivers

https://www.amazon.com/slp/sdr-radio-receiver/efu4a4m4ejhp55c

Guia para montar um setup de SDR

Packers Radio Network

https://en.wikipedia.org/wiki/Packers_Radio_Network

Protocolo AX25

http://penta2.ufrgs.br/tp951/cac_pro.html

AX25 e a Internet

https://memoria.rnp.br/newsgen/9710/n5-1.html

Redes Mesh

https://pt.wikipedia.org/wiki/Redes_Mesh

Algumas faixas de rádio amador para você ouvir via Internet (Alguns links podem não estar funcionando mais)

Posts similares

Capture the flag e o Olho de Sauron

O Analista

Desenvolvimento de competências através de CTF’s

O Analista

Sendo um Hacker nos anos 80 (conforme visto na TV e na vida real)

O Analista