Image default
How To Open Source

Execute o Windows 95 no Linux, MacOS e Windows 10

O desenvolvedor chamado Felix Rieseberg lançou uma nova versão de seu aplicativo chamado Windows 95 Electron, que permite ao usuários reviverem aquela experiência em utilizar o Windows, mas agora em computadores Linux, Mac e Windows 10.

O Windows 95 v2.0 foi lançado no início dessa semana e parece ser a maior atualização desde seu lançamento inicial em agosto de 2018. A nova versão introduz suporte para som, suporte melhorado para telas HiDPI/4K, bem como a capacidade de “refefinir” uma máquina, de acordo com o desenvolvedor.

Além disso, esta versão do Windows 95 v2.0 vem acompanhada de alguns jogos para que você não fique entediado quando estiver revivendo aquelas antigas memórias com o Windows 95 em seu computador com Linux, Mac ou Windows 10. Entre eles, podemos mencionar o A-10 Tank Killer, Doom (uhuu), o Wolfstein 3D (o que começou o gênero de tiro em primeira pessoa) e o Grand Prix Circuit.

Uma imagem de disco completamente nova do Windows 95 contendo novos aplicativos

Além da seleção de jogos incluída no Windows 95 v2.0, podemos conferir alguns aplicativos antigos como o editor HTML Microsoft FrontPage WYSIWYG, o Microsoft FrontPage Server e o navegador Netscape 2.0. Esses aplicativos e jogos estão instalados por padrão no Windows 95 para que você pode usá-los imediatamente.

Comparando com o Windows 95 v2.0 aumentou de cerca de 100MB para quase 300MB, mas isso não deve ser problema nenhum nos dias de hoje, já que temos velocidades de Internet beeeem superiores do que na época em o Windows 95 da Microsoft foi lançado.

Internamente, há algumas melhorias relacionadas a desempenho, como o fato de que agora há cerca de 500MB de espaço livre na imagem do disco virtual, de forma que você possa armazenar mais arquivos. 500MB para o ano de 1995, em um computador PC era mais que suficiente.

As imagens para o seu respectivo sistema operacional poderão ser baixadas neste link, no Github (lembrando que o Github agora pertence a Microsoft rsrs). Os pacotes estão disponíveis para MacOS, Windows 10 de 32 e 64 bits (autônomo e instalador), assim como para distribuições GNU/Linux baseadas em pacotes RPM e DEB de 64 bits.

Download

Verifique os links abaixo para você poder baixar o Windows 95 de acordo com o seu sistema operacional. Focaremos na instalação do Windows 95 v2.0 em uma distribuição GNU/Linux Ubuntu 18.10, 64 bits.

Linux

MacOS

Windows 10

Instalando

Demonstrarei como instalar em uma distribuição GNU/Linux Ubuntu 18.10 (64 bits). Para os demais sistemas operacionais creio que não terá maiores dificuldades. Caso precise de ajuda, deixe uma mensagem nos comentários.

Uhullll! Consegui!!!! Alguém quer um? (Fonte: https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/fotos/microsoft-ja-foi-descolada-confira-imagens-do-lancamento-do-windows-95-25082015)

Para realizar o download do pacote DEB digite o seguinte comando no terminal:

wget https://github.com/felixrieseberg/windows95/releases/download/v2.0.0/windows95-linux-2.0.0_amd64.deb

Em seguida digite o comando sudo dpkg -i windows95-linux-2.0.0_amd64.deb, como mostrado na imagem abaixo:

Instalando o pacote DEB do Windows 95 v2.0

Após instalado, procure pelo ícone do Windows 95 (não o clássico) como mostrado a seguir. Caso esteja utilizando o Linux Mint ou outra distro que utilize pacotes DEB, procure pelo ícone similar ao mostrado abaixo:

Acessando o Windows 95 v2.0

Na tela que aparecer, clique em Start Windows 95.

Tela inicial utilizada para acessar o Windows 95

Após clicar no botão acima, você verá esta linda imagem:

Tela inicial do Windows 95

Tempo bãooooooo!

Outros programas abertos, como o jogo Paciência, o Gerenciador de Arquivos, Painel de Controle, etc.

Espero que tenha gostado post. Qualquer dúvida ou sugestão, fique a vontade para deixar uma mensagens nos comentários.

[UPDATE]

O nosso amigo Daniel Tux nos deu a sugestão de um emulador do Windows 95 chamado Windows93. Ele roda no navegador e também pode fazer com que sinta o gostinho de estar mexendo no Windows 95.

Processo de boot do sistema
O logo foi modificado e o nome do SO também (Windows93, assim escrito junto). Creio que fizeram isso pra não terem problemas com direitos autorais ou foi por zuera mesmo.

O Windows93 possui diversos aplicativos e jogos. Podemo ver abaixo alguns destaques, como o Wolfstein3D modificado, um prompt de comando, o filme do Star Wars – Uma Nova Esperança (em ASCII), o Gerenciador de Arquivos e o menu Iniciar.

Acesse o Windows93 clicando neste link: http://www.windows93.net/

Fonte:

https://news.softpedia.com/news/running-windows-95-for-linux-mac-and-windows-10-just-got-a-lot-better-524856.shtml

https://github.com/felixrieseberg/windows95/releases/tag/v2.0.0

Fonte da imagem utilizada na capa do post:

https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/fotos/microsoft-ja-foi-descolada-confira-imagens-do-lancamento-do-windows-95-25082015#!/foto/1

Posts similares

A criptografia é forte no Librem 5, novo smartphone Linux da Purism

O Analista

Use o Ubuntu Linux em dispositivos Raspberry Pi 2

O Analista

CoffeeMiner: Hackeando redes wi-fi para minerar criptomoedas

O Analista