Image default
Open Source

A criptografia é forte no Librem 5, novo smartphone Linux da Purism

Além de ser uma fabricante conhecida pelos seus laptops com foco em segurança e privacidade, que rodam o sistema operacional de código aberto PureOS (baseado no GNU/Linux Debian), a Purism anunciou recentemente que agora possui computadores portáteis mais seguros graças aos chips TPM (Trusted Platform Module) presentes no firmware do coreboot dos laptops Librem 13 e Librem 15.

 

Para maiores informações sobre o smartphone Librem 5, clique aqui.

Segurança para dispositivos de usuários domésticos

A empresa diz que quer dar um próximo passo no setor ao definir uma proteção incomparável para os dispositivos de usuários domésticos, onde planeja incluir a criptografia de hardware por padrão no Librem 5, seu próximo smartphone a ser lançado, bem como também nos releases do Librem 11, 13 e 15 a serem anunciados. A Purism poderá atingir este objetivo fabricando hardware por meio de seus próprios softwares e serviços.

Estamos muito entusiasmados com a parceria entre a Purism e Werner Koch, especialmente por podermos trabalhar estreitamente com um dos maiores especialistas em criptografia“, disse Todd Weaver, CEO da Purism.

Continuamos avançando em soluções alinhadas com nossos objetivos de privacidade e segurança para todos. E essa união se agrega às nossas parcerias que representam nossa abordagem ideal, que é a de proteger a segurança e privacidade dos usuários, mas sem sacrificar a conveniência ou a usabilidade“.

A Purism quer alavancar projetos de GnuPG (GPG) e SmartCard

A empŕesa disse que planeja alavancar projetos que implantem de forma completa e gratuita o GnuPG (GNU Privacy Guard) e o padrão OpenPGP, bem como o SmarCard nos laptops LIbrem e nos próximos smartphones Linux.

Além disso, juntamente com Trammel Hudson, renomado especialista em segurança de firmware e solução de armazenamento criptografado fim a fim da Nexcloud, oferecerá aos seus clientes o mais alto nível de criptografia possível por padrão em todos os seus produtos e serviços.

Todos os próximos dispositivos da Purism serão fornecidos com a criptogradia GPG de Werner Koch, utilizada por Edward Snowden, ex-funcionário da NSA, para se comunicar com os jornalistas. Este novo nível de criptografia será implantado através de um processo recente conhecido por Web Key Directory (WKD), e estará disponível em todos os serviços de e-mail e mensagem dos futuros laptops e smartphones da Purism.

Além disso, a Purism planeja oferecer uma solução de armazenamento seguro com criptografia de arquivos full-disk, onde os clientes estarão no controle das chaves de criptografia.

 

Fonte:

Purism to Bring Hardware Encryption to Its Librem 5 Privacy-Focused Linux Phone

Librem 5 – A Security and Privacy Focused Phone

coreboot

GnuPG

Posts similares

Crie aplicações móveis com o Red Hat Mobile Application Platform

O Analista

Raspberry Pi Zero, um computador de apenas 5 dólares

O Analista

Fundação Linux lança programa de medalhas focado em segurança

O Analista
O Analista_