Image default
Security

Skype adiciona criptografia ponta a ponta nas conversas privadas

A Microsoft acaba de disponibilizar o recurso de criptografia ponta a ponta nas conversas privadas para áudio, mensagens de texto, imagens e vídeos do Skype. Está disponível para os usuários que fazem parte do programa de teste Skype Insiders, e que estejam utilizando a versão 8.13.76.8 do Skype.

O Skype utiliza o padrão do protoclo Signal, que foi desenvolvido pela Open Whisper Systems em 2013 para a criptografia ponta a ponta em chamadas de voz. Todo o texto, vídeo ou imagem que trafega na versão do Signal para Android é criptografada antes de sair de seu telefone.”

O protocolo Signal combina o algoritmo Double Ratchet, criptografia de curva eliptica (prekeys) e um handshake triplo Diffie-Hellman, criptografia AES-256, e as funções Curve25519 e HMAC-SHA256. Antes do Skype, o WhatsApp (de propriedade do Facebook), Google Allo e o Facebook Messenger já utilizavam o protocolo de código aberto Signal em seus apps.

Como iniciar uma conversa privada no Skype

  1. Clique no ícone + ao lado de New Private Conversation.
  2. Selecione o contato em sua lista e o convide para aceitar o seu convite para a conversa privada.
  3. Uma vez aceito o convite, você poderá iniciar a conversa com o contato específico. Lembre-se que o convite é válido por apenas 7 dias.

 

Skype
Skype | Fonte imagem: https://gbhackers.com/skype-encryption/

Agora, você pode testar a conversa privada baixando a versão 8.13.76.8 (que faz parte do programa Skyper Insiders), mas tenha em mente que a outra pessoa também precisará usar a mesma versão do Skype.

Durante o teste, você somente poderá iniciar conversas privadas com outros usuários do Skype que utilizem a mesma versão, e estas interações estão limitadas a conversas individuais. Em seguida gostaríamos de melhorar a experiência do usuário em torno do convite para participar de uma conversa privada e trazer a experiência para usuários do UWP (Universal Windows Platform).

Microsoft.

As conversas privadas podem ser iniciadas a partir de um único dispositivo por vez, podendo alterar para outro a qualquer momento, bastando enviar um novo convite. Lembre-se que a mensagens recebidas estão “amarradas” ao dispositivo, ou seja, a mesma mensagem privada que receber em um smartphone não serão visualizadas em outro.

Excluir a conversa funciona da mesma forma que o chat normal e para finalizar a comunicação privada, selecione “End Conversation” no topo da conversa.

Fonte:

https://gbhackers.com/skype-encryption/

Posts similares

Cibercriminosos podem minerar criptomoedas, utilizando dispositivos IoT vulneráveis

O Analista

5 milhões de smartphones estão infectados com malware pré-instalado

O Analista

Os 4 mil apps infectados na Apple Store teriam ligação com a CIA

O Analista
O Analista_