Informações, notícias e muito mais!

Extensão do Chrome pode minerar criptomoedas sem conhecimento do usuário

http://www.businessinsider.com/the-13-best-google-chrome-life-hacks-2015-11

Mineradores de criptomoedas têm aumentado no ano passado, com mais 500 milhões de computadores realizando mineração em seus navegadores sem o conhecimento dos usuários. A bola da vez agora é uma extensão do navegador Chrome conhecida pelo nome de Archive Poster.

Entre os sites envolvidos na mineração de criptomoedas que injetam scripts de mineração no navegador dos visitantes, temos o Coinhive, que oferece um minerador de JavaScript para o Monero Blockchain, que pode ser incorporado em outros stes da web.

Podemos citar como exemplo o site do governo do Estado de São Paulo que estava minerando criptomoedas ao utilizar boa parte do processamento de CPU do computador dos usuários que acessavam o site.

Archive Poster, extensão do Chrome suspeita de minerar criptomoedas

Agora temos uma extensão do Chrome que começou a realizar atividades de mineração, a Archive Post. Utilizada por mais de 105 mil usuários, pode estar injetando um minerador no browser da vítima, reportou o site Bleeping Computer.

Archive Poster é uma extensão usada para a criação de filas de publicações, rascunhos, republicações em blogs que funcionam sob a plataforma Tumblr. De acordo com o review dos usuários, à partir de dezembro foi inclusa na extensão o código fonte do Coinhive. A “nova funcionalidade” escondida funciona como um minerador de criptomoedas (Coinhive) sem solicitar permissão do usuário, para utilizar de forma abusiva os recursos de CPU do usuário.

Qual a solução imediata?

Uma solução temporária e imediata, seria a de remover a extensão do Chrome, procedimento este que interrompe o processo de mineração.

Fonte:

https://gbhackers.com/chrome-extension-archive-poster/

https://olhardigital.com.br/noticia/google-remove-extensao-para-chrome-que-minerava-bitcoin-sem-alertar-usuario/73197

Comentários