Image default
Security

Extensão do Chrome pode minerar criptomoedas sem conhecimento do usuário

Mineradores de criptomoedas têm aumentado no ano passado, com mais 500 milhões de computadores realizando mineração em seus navegadores sem o conhecimento dos usuários. A bola da vez agora é uma extensão do navegador Chrome conhecida pelo nome de Archive Poster.

Entre os sites envolvidos na mineração de criptomoedas que injetam scripts de mineração no navegador dos visitantes, temos o Coinhive, que oferece um minerador de JavaScript para o Monero Blockchain, que pode ser incorporado em outros stes da web.

Podemos citar como exemplo o site do governo do Estado de São Paulo que estava minerando criptomoedas ao utilizar boa parte do processamento de CPU do computador dos usuários que acessavam o site.

Archive Poster, extensão do Chrome suspeita de minerar criptomoedas

Agora temos uma extensão do Chrome que começou a realizar atividades de mineração, a Archive Post. Utilizada por mais de 105 mil usuários, pode estar injetando um minerador no browser da vítima, reportou o site Bleeping Computer.

Archive Poster é uma extensão usada para a criação de filas de publicações, rascunhos, republicações em blogs que funcionam sob a plataforma Tumblr. De acordo com o review dos usuários, à partir de dezembro foi inclusa na extensão o código fonte do Coinhive. A “nova funcionalidade” escondida funciona como um minerador de criptomoedas (Coinhive) sem solicitar permissão do usuário, para utilizar de forma abusiva os recursos de CPU do usuário.

Qual a solução imediata?

Uma solução temporária e imediata, seria a de remover a extensão do Chrome, procedimento este que interrompe o processo de mineração.

Fonte:

https://gbhackers.com/chrome-extension-archive-poster/

https://olhardigital.com.br/noticia/google-remove-extensao-para-chrome-que-minerava-bitcoin-sem-alertar-usuario/73197

Posts similares

Vinton Cerf pede que adotemos medidas de criptografia

O Analista

Conheça o projeto MyPublicKey

O Analista

Juniper substitui tecnologia no ScreenOS

O Analista
O Analista_