Image default
Security

Mr. Robot: Mozilla instala complemento promocional no navegador sem avisar e irrita usuário

O complemento, chamado de Looking Glass, tinha o objetivo de promover o final da terceira temporada de Mr. Robot, que foi ao ar na quarta-feira, dia 13 de dezembro, mas toda essa jogada de marketing falhou miseravelmente.

Os usuários ficaram extremamente irritados ao verem que a Mozilla forçadamente instalou um complemento (add-on) promocional da série em seus navegadores sem avisá-los (veja mais aqui, aqui e aqui). Os que não se irritaram, ficaram confusos, já que o complemento tinha um nome e uma descrição enigmática, e demorou para que descobrissem do que se tratava o complemento.

A Mozilla admite erro na jogada de marketing

“O Firefox e Mr. Robot colaboraram em uma experiência compartilhada para aprofundar sua imersão no universo Mr. Robot, também conhecido como um Jogo de Realidade Alternativa (Alternate Reality Game, ARG), explicou a Mozilla em um post.

“A série Mr. Robot foca no tema da privacidade e da segurança online. Um dos 10 princípios fundamentais existentes da missão da Mozilla é que a segurança e a privacidade dos indivíduos são muito importantes e não deve ser tratada como opcional. Quanto mais pessoas souberem quais informações estão compartilhando pela Internet a fora, mais poderão proteger a sua privacidade”, acrescentou a empresa, explicando sua decisão.

Não está claro o que o complemento fez, já que a maioria dos usuários o desativaram e removeram do navegador imediatamente. Em seu código-fonte, disponível no GitHub, supoe-se que o complemento dispara em apenas três URLs, um tanto quanto obscuras.

"https://www.red-wheelbarrow.com/forkids/*",
"https://www.whatismybrowser.com/detect/*",
"https://red-wheelbarrow-stage.apps.nbcuni.com/forkids/activitysheet/"

A Mozilla instalou este complemento via o Firefox Studies, um recurso do Firefox que permit que a empresa execute experiências no navegador dos usuários. De acordo com um teste realizado pelo site Bleeping Computer, no dia 16/12, constataram que o recurso está ativado por padrão em todas as novas instalações do navegador.

No teste realizado, confirmaram que o complemento Looking Glass é marcado como “completo” na seção about:studies do Firefox. Isso provavelmente foi desativado após a terceira temporada de Mr. Robot ter sido concluída na noite da quarta-feira, dia 13/12.

Os usuários que não concordam com o uso abusivo deste recurso (Firefox Studies) da Mozilla para oferecer anúncios, devem desativá-lo no painel de configurações do navegador.

Não podemos responsabilizar a Mozilla por exibir anúncios em seu navegador, pois nada é realmente gratuito. Mas esperamos uma melhor execução e um pouco mais de clareza  no que for feito.

Toda essa confusão causada serviu para chamar a atenção de quem nunca havia assistido Mr. Robot, já que não poderiam estabelecer a conexão de que o complemento era uma jogada de marketing, além de terem levado um susto, acreditando que haviam sido infectados por um malware.

Fonte:

https://www.bleepingcomputer.com/news/software/mozilla-angers-firefox-users-after-force-installing-mr-robot-promo-add-on/

Posts similares

Ferramenta Hashcat é disponibilizada sob licença de código aberto

O Analista

Malware usa bot do Telegram para roubar informações do Android

O Analista

DNSChain: Segurança nas consultas em servidores DNS

O Analista
O Analista_