Image default
Security

Programadora do Tor deixa os EUA para não ajudar o FBI

Uma programadora do Tor (navegador web como foco na criptografia) fugiu dos Estados Unidos, para evitar cooperar com o FBI em uma investigação de hacking.

Conhecida como Isis Agora Lovecruft, a moça foi intimada pelo FBI a comparecer em um tribunal para testemunhar em um caso de hacking. Em vez disso, rapidamente embalou seus pertences e fugiu para a Alemanha em dezembro passado.

Proteção legal solicitada à Electronic Frontier Foundation (EFF)

Lovecruft foi contactada por um agente especial do FBI, Mark W. Burnett, que deixou seu cartão com uma mensagem enigmática: “Por favor, me ligue”. Temendo ser pressionada a ajudar a comprometer a segurança do Tor e prejudicar a privacidade de seus usuários, Lovecruft entrou em contato com um advogado, que em seguida, contactou Burnett. O FBI neste momento não disse por que tinham entrado em contato com Lovecruft, e se recusaram a encontrar com ela na presença de seu advogado, dizendo que ao invés disso, se aproximariam dela diretamente. Pouco tempo depois Lovecruft deixou o país.

A Electronic Frontier Foudation, uma organização sem fins lucrativos dedicada a garantir a privacidade on-line e liberdade de expressão, assumiu o seu caso. Segundo o advogado da EFF, Nate Cardazzo, Lovecruft deseja que o FBI explique a razão por terem encontrado em contato com ela, para que assim possa voltar aos EUA sem medo e com segurança.

“Seu principal desejo é certificar-se de que possa voltar aos EUA quando bem entender, além de ter as ameaças explicadas”.

A constante tentativa do FBI em comprometer o Tor

O Tor, que afirmou recentemente que 1 bilhão de usuários já acessam o Facebook por meio do navegador criptografado, tem sido alvo dos esforços do FBI em acabar com o anonimato na Internet. No início deste ano, Matt Edman, um ex-programador do Tor, que deixou o projeto em 2009, foi pego criando malwares para permitir que o FBI pudesse localizar usuários do Tor.

Fonte:

http://cointelegraph.com/news/tor-developer-flees-us-to-avoid-fbi

Posts similares

Malware é disseminado como correção para o bug Meltdown e Spectre

O Analista

Hacking em massa é executado contra usuários do TeamViewer, e não sabemos como

O Analista

Fundador do Inurl Brasil deixa o projeto

O Analista