Image default
Open Source

Maru OS: um smartphone Android e desktop Linux no mesmo dispositivo

Mais uma novidade para os amantes do GNU/Linux! Você já tentou utilizar em seu smartphone Android diversos aplicativos e ROMs personalizadas?

Então essa notícia é pra você!

Imagina se você pudesse carregar um computador Linux em seu bolso?

Agora você pode.

Você precisa conhecer o sistema operacional chamado “Maru OS”, baseado no Android, que combina a mobilidade de um smartphone, bem como o poder de um desktop em um único dispositivo.

O Maru OS permite transformar seu smartphone em um desktop quando você conectá-lo a uma TV através de uma porta HDMI. Imagine as possibilidades, como criar uma planilha, trabalhar com slides, dentre outras coisas. Seu smartphone nunca terá a mera função de telefonar e enviar mensagens.

O Maru possibilita ao usuário a experiência completa de utilizar um desktop em seu smartphone. O dispositivo funciona independente da área de trabalho mostrada na TV, para que possa receber uma chamada e trabalhar com a sua apresentação ao mesmo tempo.

A ROM customizada inclui dois sistemas operacionais:

  • Android Lollipop 5.1 para o smartphone
  • Debian Linux para a área de trabalho do monitor

Quando você ligar seu smartphone (com o Maru OS instalado nele) via HDMI a um monitor, ele carregará o Debian Linux automaticamente na sua tela em menos de 5 segundos.Android_e_DebianO Maru OS não possui Bloatware, ou seja, aqueles aplicativos pré-instalados (providos pela sua operadora de telefonia) que você não consegue desinstalar e que só deixam seu smartphone lento. Com isso, você terá mais espaço para instalar seus aplicativos, e ainda mais agilidade para trabalhar com seu querido celular.

Confira as vantagens do Maru OS

  • Dois sistemas operacionais no mesmo smartphone;
  • Os pacotes das distribuições são leves;
  • É multi-tarefa;
  • Sem Bloatware, exceto o Google Play;
  • Execute um servidor web de bolso;
  • Configure um ambiente de desenvolvimento portátil.

E o melhor:

Se por acaso seu telefone for desconectado da tela, o Maru OS preservará o estado de seu desktop em background, ajudando você a continuar exatamente de onde parou.

As capacidade do seu hardware são compartilhadas entre o dispositivo móvel e desktop, assim você não precisará fazer qualquer tipo de chaveamento manual”, diz o site do Maru OS.

PequenosPassos

O sistema operacional ainda está em fase beta e disponível apenas para dispositivos Nexus 5.

Esperamos que essa limitação acabe em breve.

Fonte: The Hacker News e Maru OS

Atualização

Como citamos no post, o Maru OS está em fase beta e disponível somente para smartphones Nexus 5. Se você tem este celular e quer ficar informado sobre como fazer o download do Maru OS, acesse o site www.maruos.com e clique em Get Maru. Na tela que aparecer, preencha os dados solicitados.

Posteriormente receberá um e-mail com o seguinte conteúdo:

Bem-vindo à comunidade Maru!

Caso possua um Nexus 5, então você foi colocado na lista de espera para o nosso programa beta. Os downloads para a versão beta serão liberados na próxima semana e você receberá um e-mail assim que estiverem disponíveis

Caso contrário, aguarde que iremos notificá-lo assim que adicionarmos o suporte para outros dispositivos.

Caso tenha alguma dúvida, basta responder a este e-mail que teremos o maior prazer em ajudar. Sinta-se livre para dizer um  olá no Twitter também, gostaríamos de ter o seu feedback!

Posts similares

Telegram-Notify: Envie notificações de seu servidor para o Telegram

O Analista

Red Hat disponibiliza versão beta do RHEL 6.8

O Analista

Linux Foundation e Microsoft: o início de uma grande parceria

O Analista