Image default
Open Source

Conheça o novo Scientific Linux 7.2

No dia 5 de fevereiro deste ano, Pat Riehecky do FermiLab, estava orgulhoso em anunciar o lançamento e a disponibilidade imediata para download das últimas imagens da distribuição open source Scientific Linux 7.2.

cernopensourcelhc
Fonte: Slash Gear

O ciclo de desenvolvimento do Scientific Linux 7.2 baseia-se no Red Hat Enterprise Linux (RHEL) 7.2, sendo assim desde quando o projeto nasceu, em maio de 2004. A distro na verdade, é construída de forma gratuita a partir de pacotes RPM para o Red Hat Enterprise Linux.

O Scientific Linux 7.2 possui todos os pacotes e as últimas tecnologias GNU/Linux feitas para o RHEL 7.2, sendo esta a última versão disponível no momento da escrita deste post. Também não possui quaisquer marcas e elementos proprietários, o que o torna livre para ser utilizado em qualquer laboratório de ciência do mundo.

Novidades do Scientific Linux 7.2

O Scientific Linux 7.2 vêm após o lançamento de dois RC (Release Candidate), trazendo inúmeros componentes e atualizações do kernel. Outra novidade para o Scientific Linux 7.2 é a migração de repositórios externos para um local central, não sendo específicos para lançamentos individuais da distribuição.

O plugin yum-fastest-mirror foi implementado na mídia de instalação do Red Hat Enterprise Linuz 7.2, o que promete acelerar a descoberta do servidor espelho mais próximo de sua localização. O Scientific Linux Contexts foi adicionado para permitir que laboratórios de ciência criem localmente configurações customizadas e específicas às suas necessidades computacionais.

Por último, mas não menos importante, o pacote OpenAFS foi atualizado para a versão 1.6.16, o funcionamento do gerenciador de pacotes yum teve modificações, alguns problemas de compilação foram abordados, e vários bugs foram eliminados.

Download das imagens de instalação

O Scientific Linux 7.2 está disponível sob a arquitetura de 64 bits. Conforme o FTP da distribuição, as seguintes imagens estão disponíveis (Clique em cima da que quer fazer o download):

Fonte: Softpedia

Posts similares

Tenha um terminal mais retrô com o cool-retro-term

O Analista

Projeto KDE quer ajudar desenvolvedores em grandes implantações

O Analista

Fedora 23 terá serviço de DNS local para resolução de nomes

O Analista