Image default
Security

Conheça o projeto MyPublicKey

Por Carlos Rodrigues
LibertyNet

mypublickey.info é um projeto desenvolvido e projetado pelo grupo de segurança da informação LibertyNET, que promete armazenar sua chave pública em um cofre na cloud e permite partilhar mais tarde com os outros usuários e destinátarios, compartilhar no facebook, google + ou API twitter.

Este projeto reflete os princípios que norteiam a RFC 4880 e é baseado no formato OpenPGP aplicações RFC 4880.

img002

Uma Criptografia de chave pública , também conhecida como criptografia assimétrica, é uma classe de algoritmos criptográficos que requer duas chaves distintas, uma das quais é secreto ( ou privado ) e um dos quais é público. Embora diferentes, as duas partes deste par de chaves são ligadas matematicamente . A chave pública é usada para cifrar texto simples ou para verificar uma assinatura digital ; Considerando que a chave privada é usada para descriptografar o texto cifrado ou para criar uma assinatura digital.

O projeto permite qualquer pessoa armazenar o sua chave pública no cofre, sem nenhum custo, podendo posteriormente partilhar a mesma com o seu público alvo.

img003

Todas as chaves públicas podem ser visualizadas e pesquisadas, desde que tenham sido armazenados em no cofre, elas também podem ser administradas com maior detalhe com acesso a um painel de adminstração, caso o usuário tenha depositado bitcoins na conta do grupo, seguindo os passos da imagem em baixo.

img009O site permite ter acesso a todas as chaves públicas por meio de um dashboard sofisticado que permite realizar várias tarefas, como visualizar as chaves, editar, revogar e apagar.

img005

Também é possível visualizar o QR-code de cada chave o que agiliza basta a colocação de uma chave em um software de email em um smartphone, afim de estabelecer uma comunicação segura e encriptada.

img006

O aplicativo também permite visualizar um vasto leque de informações sobre uma chave armazenada, desde que seja o proprietário da mesma, com acesso dinâmico a uma mapa gerado pelo google maps com detalhe da localização da chave.

img007

Quanto à adição de novas chaves o aplicativo também permite que você escolha um tipo específico, que ao contrário do tipo padrão s/MIME tem uma série de opções que se podem ver na imagem em baixo.

img008

 

Por último, você pode guardar quantas chaves quiser, não existe um limite máximo para tal, é um sistema completamente seguro e prático que promete ajudar todos os administradores e engenheiros de redes, em manter as suas listas de chaves públicas assim como todos os usuários que necessitarem de partilhar de forma segura as suas chaves com uma terceira pessoa.

Carlos Rodrigues
Ethical Hacker, fundador e administrador da Comunidade LibertyNET, especialista em engenharia de redes e telecomunicações, com várias certificações na área de TI, com mais de 15 anos de atuação no mercado nacional e internacional.

Posts similares

WPSeku: um scanner de vulnerabilidades para encontrar falhas no WordPress

O Analista

Hackers utilizam técnica que esconde o tráfego de malware em uma CDN

O Analista

Amazon força reset de senha após possível violação de segurança

O Analista