Image default
Security

Servidores do Steam sofrem ataque DDoS

O grupo de hackers (crackers né?) SkidNP manteve sua promessa e começou a atacar os servidores do Steam neste Natal, após uma briga com o Phantom Squad no início desta semana, quando os dois grupos estavam em uma “arena de luta”, onde desfiguravam vários sites e chamavam uns aos outros de “skids” (Script Kiddies, termo depreciativo na área de Hacking).

Parece que os dois grupos se juntaram, e decidiram que o Phantom Squad focará na infraestrutura do Xbox Live e Playstation Network, enquanto que o SkidNP concentrará seus esforços apenas nos servidores do Minercraft e Steam, conforme revelou Obstructable em uma entrevista, que é membro de um dos grupos.

Após o Phantom Squad ter iniciado seus ataques nos servidores da EA na véspera do Natal, mudando para a PSN, sem sucesso, neste dia de Natal o grupo SkidNP lançou uma série de ataques com a rede do Steam.

O grupo está usando uma botnet (rede de computadores infectados por malware) para lançar seu ataque, tornando o bloqueio extremamente difícil, mesmo para serviços de anti-DDoS como o que é oferecido pelo CloudFlare.

No momento da escrita deste artigo, vários servidores ainda estão offline, mas outros online. Muitos usuários estão reclamando e começando a entrar em pânico, tanto no Twitter como no Reddit.

Conforme pode ver na imagem abaixo, a loja do Steam está completamente offline, enfrentando problemas de conexão. Há momentos em que o sistema volta a funcionar, mas na maioria das vezes fica off.

Captura de tela de 2015-12-25 19:39:55
Mensagem mostrada ao acessar a loja de games do Steam.

Visite este link para verificar o status atual dos servidores do Steam.

Fique atento para mais atualizações!

Fonte: Softpedia

ATUALIZAÇÃO

O SteamDB postou uma notícia onde especula-se que houve um erro de configuração e armazenamento em cache na Akamai ou na Vasnish, empresas estas que oferecem o serviço de CDN e armazenamento em cache. Este erro causou o problema da indisponibilidade, fazendo então com que as páginas em cache fossem “servidas” incorretamente.

Veja o post completo

OUTRAS ATUALIZAÇÕES

ATUALIZAÇÃO 1: O Steam ainda continua sofrendo os ataques (?) DDoS, e agora os usuários estão relatando que estão efetuando login como outros usuários. As pessoas que fizeram compras estão percebendo que compraram jogos para outras pessoas.

ATUALIZAÇÃO 2: Após efetuarem o login, os usuários relataram que estão vendo páginas do Steam em outras idiomas.

ATUALIZAÇÃO 3: O SteamDB, um site que escreve sobre o Steam e a Valve, emitiu um esclarecimento sobre o assunto com aloja do Steam: “a Valve está enfrentando problemas de cache, fazendo com que os usuários visualizem informações de conta de outros usuários. Não utilize a loja agora”. Erros de cache ocorrem devido a altas cargas de tráfego. Não se sabe se isso foi causado pelas vendas de Natal ou por ataques DDoS.

ATUALIZAÇÃO 4: O Phantom Squad parece que se juntou aos ataques contra a rede do Steam.

Posts similares

CCleaner: Hackers chineses possivelmente estão por trás do incidente

O Analista

Hackers: Empresas estão mais abertas aos avisos de bugs de segurança

O Analista

Nmap 7 é lançado, conheça as novidades!

O Analista