Image default
Open Source

Projeto KDE quer ajudar desenvolvedores em grandes implantações

KDE Plasma em funcionamento na sala de controle de um acelerador de partículas / Fonte: softpedia.com

Às vezes esquecemos que os ambiente de desktop como o KDE, por exemplo, são utilizados em implantações de grande escala, como universidades ou empresas, apenas para citar alguns. O KDE é um projeto open source, qualquer um pode usá-lo, o que já acontece faz tempo. Isso abre outro tema para discussão, o do apoio/suporte. Muitas empresas que adotam soluções de código aberto, em breve enfrentarão o fato de que também precisam de suporte, especialmente porque muitos desenvolvedores preferem personalizar a ferramenta para que ela se adapte às suas necessidades.

A maioria dos problemas podem ser resolvidos, mas também pode causar alguma pressão sobre o projeto, caso algo não esteja funcionando. Se uma empresa adota o KDE, e a área de trabalho não está funcionando corretamente, acabarão por culpar o KDE. É por isso que os desenvolvedores do KDE querem ter certeza de que eles fornecem o suporte onde é necessário.

A Canonical teve um problema semelhante quando estavam utilizando o GNOME 2, e os usuários a culparam sobre algumas questões ou de falta de recursos no GNOME 2. mesmo que ele fosse o projeto de outra empresa.

Suporte ao KDE para grandes implantações

Desenvolvedores do KDE e a comunidade tentarão ajudar sempre que possível. Já vimos o KDE funcionando em centenas de lugares ao longo dos anos, inclusive na sala de controle de um acelerador de partículas, de modo que há uma certa abundância de usuários que procuram esta nova lista de discussão.

O KDE tem sido utilizado em muitas implantações de grande escala, incluindo universidades, governos e inúmeras empresas. Umas dessas organizações sugeriram que o KDE criasse um fórum de implantação para que outros possam se beneficiar da sua experiência de implantação. O fórum possibilitaria que administradores de sistemas e desenvolvedores façam perguntas e discutam/debatam problemas/soluções relacionados à implantação do KDE em ambientes grandes e complexos”, leia o restante em dot.kde.org.

Caso seja administrador ou desenvolvedor e queira dar a sua contribuição, acesse o link da lista de discussão para se cadastrar. A lista ainda não está muito “povoada”, mas isso mudará em breve.

Fonte: Softpedia

Posts similares

ClearOS: HPE faz parceria com a ClearCenter

O Analista

Clair: projeto open-source melhora a segurança de Docker containers

O Analista

Instalando o Microsoft SQL Server no Linux

O Analista