Image default
Open Source

KDE anuncia o projeto “Plasma Mobile”

Hoje, 25 de Julho, o KDE, empresa por trás do moderno, maduro e robusto ambiente de trabalho, de mesmo nome, usado em vários sistemas operacionais baseados no kernel do Linux, tem o prazer de anunciar um novo projeto voltado aos dispositivos móveis, o Plasma Mobile.

Fonte: kde.org

Recentemente o pessoal do Softpedia divulgou detalhes sobre o Plasma Phone UI, que roda sobre o display server de próxima geração, o Wayland, é baseado em tecnologias já existentes no sistema operacional mobile da Canonical, o Ubuntu Touch, e também na distribuição Linux Kubuntu.

Agora é oficial, como o KDE postou detalhes sobre sua futura interface do Plasma Mobile, promete a liberdade que você tanto queria para modificá-lo como quiser e ainda redistribuí-lo. Também promete ser de fácil utilização, além de proteger e respeitar a sua privacidade em todos os momentos, bem como ser altamente modular e customizável.

“O Plasma Mobile oferece liberdade e privacidade em uma amigável plataforma personalizável para os dispositivos móveis”, diz Sebastian Kügler. “O Plasma Mobile é um software livre, e agora é desenvolvido através de um processo aberto. Está em desenvolvimento a todo vapor, com um protótipo disponível que fornece funções básicas para rodar em um smartphone.”

Um protótipo já está disponível para o LG Nexus 5

De acordo com o KDE, o Plasma Mobile foi projetado desde o início para utilizar todo o poder de processamento de um dispositivo móvel, e promete oferecer suporte para todos os tipos de aplicações, incluindo as nativas do KDE escritas em Qt, Gtk+, bem como os aplicativos do Ubuntu e do Android.

O Plasma Mobile está disponível hoje como um preview para desenvolvedores, com suporte inicial ao smartphone LG Nexus 5 do Google. No momento da escrita deste artigo, o software oferece suporte para fazer e receber chamadas telefônicas, uma área para o gerenciamento do sistema, bem como o alternador de tarefas para o controle e navegação pelos apps

Veja uma demonstração no vídeo abaixo:

[wpsm_video width=”720″ schema=”yes” title =”Protótipo do projeto “Plasma Mobile”” description =”Um protótipo para o LG Nexus 5″]https://www.youtube.com/watch?v=auuQA0Q8qpM[/wpsm_video]

Fonte: Softpedia

Posts similares

Execute o Windows 95 no Linux, MacOS e Windows 10

O Analista

Como instalar o PowerShell no Linux?

O Analista

Alpine Linux, uma distro perfeita para os fãs do Terminal

O Analista