Image default
Recentes

Serviço de webmail seguro Lavaboom lança campanha de crowdfunding

Lavaboom, uma solução de webmail que utiliza criptografia de ponta a ponta para entregar mensagens, iniciou uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) para conseguir cobrir os crescentes custos de servidor desde que o serviço começou a adicionar mais usuários.

O grupo por trás do serviço é composto por cinco pessoas, que desenvolveram uma maneira perfeita para garantir a proteção das mensagens, poupando os usuários do trabalho de ter que ler a documentação técninca.

São necessários mais apoiadores, faltam 44 dias para atingir a meta

Eles escolheram a plataforma Indiegogo para a campanha de financiamento e definiram a meta de 100 mil doláres. Até o, cerca de 133 pessoas fizeram doações, totalizando 4.416 dólares. A campanha termina em 44 dias.

Qualquer pessoa que ajudar o projeto a atingir sua meta, terá direito à alguns privilégios, proporcionais a sua contribuição.

Doadores mais generosos recebem acesso rápido ao serviço (24/48 horas) e contas premium quando o plano se tornar disponível, com acesso durante um ano ou mais (um acesso vitalício é possível através de uma contribuição de 1.119 dólares).

Outras regalias incluem adesivos e camisetas Lavaboom, convites adicionais para amigos e até mesmo o recurso de autenticação de dois fatores (2FA) baseada em Yubikey.

O projeto passou por 20 meses em desenvolvimento fechado, e na sexta do dia 08/05 começou a fornecer convites para os usuários na lista de espera.

Segundo informações, na semana passada, houveram cerca de 25 mil inscrições, mas em um e-mail enviado ao pessoal da Softpedia, pelo CEO da Lavaboom, Felix Müller-Irion, disse que o número de pessoas que se inscreveram no serviço cresceu para 30 mil.

À medida que mais e mais usuários utilizam o sistema de intercâmbio seguro proposto pela Lavaboom, o custo com os servidores que fazem o elo entre as solicitações também cresce.

O objetivo final do projeto é fazer com que a comunicação por e-mail criptografado esteja disponível para usuários não técnicos, que não estão familiarizados com o modelo de segurança fornecido pela criptografia de chave pública.

Como funciona o serviço

Simplificando, o Lavaboom garante que as mensagens trocadas entre dois de seus usuários não possam ser lidas por um terceiro, mesmo que a mensagem seja interceptada quando passa pela Internet até o seu destino.

O processo de criptografia inclui metadados associados com o e-mail e é completado localmente, de modo que a mensagem ao ser enviada para fora já esteja protegida. A descriptografia também é feita localmente, com base na chave pública do remetente. Desta forma, a informação é protegida durante o seu transporte.

Caso a chave privada não esteja disponível no navegador utilizado para acessar o Lavaboom, as mensagens não poderão ser lidas. Como tal, mesmo que alguém conseguir roubas os dados de usuário e senha da conta, todos os dados ainda continuarão em segurança.

CEO da Lavaboom oferece uma breve apresentação do serviço e de seus benefícios no vídeo abaixo:

Fonte: Softpedia

Posts similares

Ford usa o Ubuntu no desenvolvimento de carros autônomos

O Analista

Given replenish fill creeping

O Analista

He must have tried

O Analista