Compartilhe:

Baseado no Debian GNU/Linux, o Tails é uma distribuição do tipo live CD que possui o objetivo de preservar a sua privacidade e anonimato na web. Você pode utilizar a Internet de forma anônima e bypassar a censura em qualquer lugar e em qualquer computador, sem deixar nenhum rastro, a menos que o faça.

Quando fala-se em live CD, significa que você não precisará instalar o Tails para poder usá-lo. Ele é um sistema operacional completo construído para ser utilizado a partir de um pendrive USB ou de uma mídia de DVD, independente do sistema operacional que já estiver instalado no computador.Tails

Utilizando ferramentas como YUMI (Windows) ou UNetbootin (Linux), você poderá criar o seu pendrive/DVD bootável para o Tails, possibilitando que você realize o boot pelo pendrive, por exemplo, e utilize todos os recursos de privacidade e anonimato que a distro tem a oferecer.

1 – A segurança é forte

LUKS

Um recurso bastante interessante, ainda mais nestes tempos de vigilância em massa por governos, é o de criptografar um segundo pendrive ou disco rígido inteiro utilizando a ferramenta de criptografia LUKS. O que isso quer dizer? Quer dizer que você poderá gravar seus arquivos sigilosos no pendrive e criptografar todo o seu conteúdo. Dessa forma, se alguém tiver acesso ao seu pendrive, dificilmente (e é difícil hein?) conseguirá ver o seu conteúdo.

Tails

Tails / 1984 / Fonte imagem: https://minitrue1984.wordpress.com/

Digamos que você esteja sendo perseguido por um governo e precise constantemente utilizar um computador diferente para acessar a Internet. Através do pendrive bootável com o Tails você poderá inserí-lo em qualquer computador com uma porta USB disponível. Após realizado o boot, estará apto(a) a descriptografar o segundo pendrive e assim ter acesso aos arquivos sigilosos.

É só uma dica hein?

OpenPGP

Criptografe e assine seus e-mails e documentos utilizando o padrão OpenPGP a partir do cliente de e-mails do Tails, do editor de texto ou do gerenciador de arquivos.

Tor

O Tails utiliza a rede de anonimato Tor para preservar a sua privacidade na web. Todos os programas são configurados para se conectarem através desta rede. Se uma aplicação tentar se conectar pelos meios tradicionais, a conexão é automaticamente bloqueada por segurança.

Com o navegador de mesmo nome, você poderá navegar na Internet através da rede Tor. Também poderá dar uma bisbilhotada na deep web se quiser.

O Tails possui outros recursos interessantes. Para saber mais clique aqui.

2 – Tails 3.1

No dia 08/08/17 foi liberada a nova versão do Tails, a 3.1. Entre as mudanças realizadas, temos a atualização da versão do navegador Tor para a 7.0.4, do kernel do Linux para a 4.9.30-2+deb9u3, bind9 para a 1:9.10.3.dfsg.P4-12.3+deb9u2, dentre outras.

Entre as correções podemos incluir:

  • Certificar de que o Thunderbird tenha apagado o seu diretório temporário, contendo, por exemplo, anexos abertos anteriormente;
  • Correção no tempo de sincronização e tradução de notificações.

Para mais detalhes, acesse o changelog do Tails, clicando aqui.

Download

 

3 – Conclusão

Caro internauta. Gostaria de endossar o nosso compromisso em apoiar liberdades digitais como: livre expressão, segurança, privacidade, criatividade e acesso ao conhecimento.

3.1 – Livre expressão

As pessoas devem poder falar o que pensam para quem quiser ouvir.

3.2 – Segurança

A tecnologia deve ser confiável e responder aos seus usuários.

3.3 – Privacidade

A tecnologia deve permitir uma conversa privada e anônima, e que os usuários estabeleçam seus próprios limites sobre o que compartilhar e com quem.

3.4 – Criatividade

A tecnologia deve promover o progresso, permitindo que as pessoas tomem como base idéias, criações e invenções de outras pessoas.

3.5 – Acesso ao conhecimento

A curiosidade deve ser recompensada, não abafada,

Defendemos esses princípios lutando pela transparência e liberdade na cultura, código e lei.

Tamo junto!

Fontes:

https://tails.boum.org/about/index.pt.html

https://tails.boum.org/news/version_3.1/index.pt.html

http://openpgp.org/

https://www.eff.org/

LUKS: Disk Encryption

Compartilhe: