Compartilhe:

As equipes de resposta a incidentes (CERT) de todo o mundo continuam de sobreaviso para uma ameaça que vem da Coréia do Norte, segundo alerta emitido em conjunto pelo FBI, Department of Homeland Security e US-CERT: o alerta descreve em detalhes a ferramenta DeltaCharlie, utilizada para gerenciar a infraestrutura de DDoS criada pelos coreanos. Os ataques dessa infraestrutura têm sido feitos contra os setores de mídia, aeroespacial, financeiro e de infraestrutura crítica segundo o comunicado, e são coordenados por um grupo de hackers identificado como ‘Hidden Cobra’.

Embora os alvos sejam empresas e instituições, Jan Zika, Web Threat Lead da Avast, recomenda que todos tomem cuidado. Ele explica que as ferramentas usadas pelo grupo incluem botnets, keyloggers, ferramentas de acesso remoto (RATs) e de deleção de dados. “Embora seja pouco provável que o Estado norte-coreano esteja visando indivíduos e seus dados, ele pode potencialmente usar os dispositivos dessas pessoas como parte de uma botnet ou como um meio de acessar organizações maiores”, explica.

Tal como acontece ante todos os riscos de malware, Jan Zika recomenda que as pessoas confirmem se todos os seus softwares e aplicativos estão totalmente atualizados com os patches de segurança, se os seus dispositivos como PCs, smartphones e roteadores têm o firmware e sistemas operacionais mais recentes, e que todos se certifiquem de que estejam usando um software anti-vírus respeitável, com atualizações automáticas ativadas.

Sobre a Avast
A Avast (www.avast.com), líder global em produtos de segurança digital para consumidores e empresas, protege mais de 400 milhões de pessoas online. A Avast oferece produtos com as marcas Avast e AVG, que protegem as pessoas de ameaças na internet e no emergente cenário de ameaças de IoT. A rede de detecção de ameaças da empresa está entre as mais avançadas do mundo, usando tecnologias de aprendizado de máquina e de inteligência artificial para detectar e deter ameaças em tempo real. Os produtos de segurança digital da Avast para Mobile, PC ou Mac têm conceito superior e são certificados pelo VB100, AV-Comparatives, AV-Test, OPSWAT, ICSA Labs, West Coast Labs e outros. A Avast tem o suporte das empresas líderes globais em private equity CVC Capital Partners e Summit Partners.
Compartilhe: