Compartilhe:

Você sabe o que é voip e como essa tecnologia pode ajudar a sua empresa a economizar?

Voip são as siglas para Voice Over Internet Protocol, que em português quer dizer Voz sobre Protocolo de Internet. Essa tecnologia permite transformar sinais de áudio em dados digitais transmitidos pela internet.  A alternativa para esse tipo de ligação está cada vez mais presente nas empresas através softwares e aplicativos de comunicação como Skype, WhatsApp, Facebook Massanger e Viber, por exemplo, e pode ser uma grande aliada na redução de custos da sua empresa.

Geralmente a primeira associação feita quando se ouve falar sobre essa tecnologia é relacionada à economia que ela pode trazer e, de fato, ela é real. As ligações feitas entre telefones IP são gratuitas em sua maioria e, quando feitas para telefones de rede pública apresentam custos bem menores comparados às ligações tradicionais.

Como essa tecnologia é completamente dependente de sinal de internet, para que a qualidade da ligação seja mantida é necessário que a conexão tenha um bom desempenho para realizar a conversão dos dados analógicos para o formato digital.

Agora que você já sabe o que é voip, vamos entender melhor como ele funciona, quais são as formas de utilizá-lo e o como tudo isso poderá beneficiar sua empresa.

Vamos lá!

Como funciona?

Assim como já adiantamos, antes de tudo é preciso ter uma boa conexão de internet para que a conversão de dados aconteça da maneira necessária para que a comunicação via telefonia IP aconteça com qualidade. Feito isso, a tecnologia pode funcionar de três formas: de computador para computador, computador para telefone fixo ou celular e através de um aparelho telefônico IP.

As ligações feitas de um computador para outro são feitas através da conversão do áudio para informações binárias e assim são enviadas via internet para o outro lado. Quando as ligações não são feitas dessa forma, ou seja, quando são de um computador para uma linha telefônica tradicional, as informações também são convertidas em combinações binárias, enviadas pela internet, mas com destino a uma central telefônica e lá são transformadas em sinal analógico, formato recebido por telefones e celulares.

As ligações voip também podem ser feitas fora de um computador através de um aparelho telefônico, mas para isso é necessário utilizar um adaptador específico, o ATA (adaptador telefônico analógico) ou também por um telefone IP.

Com o adaptador, ao discar os números para iniciar uma ligação, o ATA irá converter as informações, guardá-las por tempo determinado e transformá-las em dados digitais. Feito esse processo, são enviados para a central telefônica para validação do formato e para a conversão para um endereço de IP, dessa forma os dispositivos da ligação em questão ficam conectados, possibilitando que a comunicação aconteça.

Já o telefone IP é muito parecido com um telefone comum, porém conecta-se diretamente em seu roteador e está preparado com hardwares e softwares integrados para realizar e receber esse tipo de chamada.

E como posso reduzir custos com essa tecnologia?

Se a ideia é diminuir os gastos de sua empresa, o voip é uma ótima opção. Para começar a utilizar essa tecnologia é preciso contratar uma operadora de telefonia IP, como já é feito com uma operadora telefônica, e assim ela irá conectar a discagem com o número de destino, como explicamos nos processos acima.

As operadoras que trabalham com esse tipo de tecnologia oferecem planos de minutos e/ou créditos pré-pago. A parte boa é que esses planos são muito mais econômicos do que os da maioria dos planos telefônicos que estamos acostumados, assim é possível reduzir drasticamente a conta no fim do mês.

Para ter uma ideia do tamanho da economia, é possível reduzir até 70% os custos com ligações locais e até 50% para ligações interurbanas e internacionais.

A redução de custos não precisa acontecer apenas nos momentos de crise. Manter o equilíbrio financeiro é a melhor estratégia para que o caixa esteja sempre positivo. Se você está pensando em buscar novas soluções para economizar um pouco mais, começar por um serviço voip pode ser uma excelente opção, experimente!

Por: Blog Starti. © 2016 – O que é voip e por que você precisa saber?

Compartilhe: