Compartilhe:

O Devuan GNU/Linux é um fork do Debian sem o systemd. O lançamento da versão Beta é um marco importante para a sustabilidade e a continuação do Devuan como uma distribuição base universal.

O Debian Jessie dá continuidade à forma segura de atualização do Wheezy e uma mudança sem falhas do Jessie, garantindo assim o direito à Campanha Init Freedom e evitando outras complicações.

Desde a declaração de Roger Leigh em novembro de 2014, a infraestrutura do sistema foi posta em prática e afim de apoiar a missão do Devuan em oferecer aos usuários controle sobre seu sistema.

Os apelidos dos releases do Devuan usam nomes pequenos de planetas como codinomes.

  • A versão estável é chamada de “Jessie” (planeta nº 10464)
  • A versão de teste é chamada da “ASCII” (planeta nº 3568)
  • A versão instável é chamada de “Ceres” (planeta nº 1)

Para evitar a censura e outros bloqueios para Internet, o site do Devuan também pode ser acessado utilizando o navegador Tor, através do endereço http: //devuanzuwu3xoqwp.onion.

O site da distro pode ser  acessada nos endereços dev-one.org  e dev-1.org.

Caso queria contribuir com o Devuan ou simplesmente manter-se informado(a),  acesse a comunidade do Devuan.

No fórum de discussão você poderá enviar suas dúvidas ou sugestões, além de ajudar outros usuários, respondendo as dúvidas deles. Já no IRC, poderá participar de um chat em tempo real com os desenvolvedores. E por último, poderá cadastrar seu e-mail na lista de e-mail do Devuan para manter-se informado(a).

UPDATE

O Devuan nasceu de uma controvérsia sobre a decisão de como utilizar o sistema de inicialização padrão para o Debian. A posição oficial do Debian sobre o systemd está repleta de alegações que foram desmentidas por outros. Os leitores interessados podem continuar a discuir este polêmico tema em The systemd controversy.

Init Freedom

O Debian alega que o “Systemd está se tornando o sistema de inicialização padrão para o Linux“, mas uma série de distribuições GNU/Linux, algumas novas, discordam. Enquanto o Debian afirma que “o Systemd é melhor do que as alternativas existentes“, essas distribuições GNU/Linux rebeldes recusam esta visão de “único padrão” para o *nix, que rompe a portabilidade, ignora a compatibilidade com versões anteriores e substitui os serviços existentes, forçando a adoção do systemd.

O Init Freedom é sobre a restauração de uma abordagem sensata para o PID1, que respeita a diversidade e a liberdade de escolha.

Embora seja verdade que o sysvinit vulnerável possua falhas que devam ser abordadas, de alguma forma, os defensores do Systemd erroneamente afirmam que o “systemd é esmagadoramente melhor do que qualquer alternativa existente em qualquer lugar onde uma arquitetuta técnica estja envolvida”. A Campanha Init Freedom (IF) está aqui para provar o contrário, reivindicar.

Sistemas de inicialização alternativos

Os seguintes sistemas de inicialização são considerados a serem incluídos no Devuan:

  • sinit
  • openrc
  • runit
  • s6
  • shepherd

Cada um deles é uma portável, compatível, pequena, ágil e segura alternativa ao systemd. Nenhum deles foi considerado pelo Debian como uma alterativa ao sysvinit, em vez disso escolheram entre o systemdsysvinit e o upstart, deixando as melhores opções, em nossa opinião, fora da lista.

Distribuições GNU/Linux que não possuem o Systemd

Distribuições GNU/Linux que possuem o Systemd por padrão

  • No ArchLinux você pode instalar o openrc ao invés do systemd (veja systemd-free para mais opções);
  • O Parabola GNU/Linux também oferece o openrc como uma alternativa de inicialização.

Fonte:

http://devuan.org/

Compartilhe: