Compartilhe:

Gráficos em alta resolução, experiência de imersão através da realidade virtual, games online que tomam conta de nossas vidas, dispensando até mesmo a necessidade de um console, dentre outras maravilhas do mundo atual, fazem a cabeça das criaças/adolescentes de hoje.

Não podemos esquecer meu pequeno padawan, daqueles jogos que fizeram muito sucesso na década de 80/90. Na época em que jogávamos no PC, não tínhamos Internet para “baixar” os jogos. Utilizávamos disquetes (com capacidade de armazenar 360k, 1.2MB e 1.44MB de informações) para copiar os jogos do computador de algum amigo para depois copiarmos para nossos computadores. Era uma “rede” manual, tanto que os vírus da época (Sexta-feira 13, Leandro & Kelly, Michelangelo, etc) utilizavam os disquetes para se disseminar.

Lembrando que o sistema operacional da época era o MS-DOS 5.0 ou 6.22, que servia de ponto de partida para o Windows 3.1 ou 3.11. Isso quer dizer que o Windows não funcionava sozinho, era necessário ter o MS-DOS instalado, para daí entrarmos no SO gráfico, digitando win (risos!). Êeeee autoexec.bat.

E como eu joguei na época hein? Era no curso de informática (Introdução a micro-informática, Wordstar, Lotus 1-2-3, etc), na casa do tio, amigos, e por aí vaí..

Pois bem, hoje ainda é possível se divertir com os jogos de MS-DOS utilizando emuladores, como é o caso do conhecido DOSBOX (disponível para vários sistemas operacionais) ou de modo online, pelo site da biblioteca do software, a Archive.

A Archive

TheArchive-DOS-GAMES

É uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1996 para ser a biblioteca da Internet. Seus objetivos incluem oferecer acesso permanente a pesquisadores, historiadores, acadêmicos, pessoas com deficiência, bem como ao público em geral  para as coleções históricas existentes em formato digital.

Ela possui uma seção chamada MS-DOS Games, que pode ser acessada neste link.

Confira alguns dos jogos que podem ser enontrados (Clique sob os títulos para acessar o jogo desejado):

Prince of Persia

prince

Street Fighter II

Street-Fighter-II

Pacman

pacman

Total Carnage

2714785-screen+shot+2015-01-06+at+2

Titus the Fox

maxresdefault

Wolfenstein 3-D

Wolfenstein-3D

Aladdin

aladdin


DOSBOX

DosBoxLogo

É um emulador que nos permite rodar a maioria dos jogos e programas desenvolvidos para o sistema operacional MS-DOS da Microsoft.

Como instalar?

Para instalar o DOSBox no GNU/Linux é muito fácil. Por exemplo, nas distribuições que utilizam pacotes .deb, basta digitar o seguinte no terminal (O símbolo de “$” que você verá nos exemplos, significa que está no prompt do Linux em modo “usuário”, ou seja para executar tarefas administrativas deverá colocar o comando “sudo” antes do comando digitado. Você será solicitado(a) a informar a senha do usuário root, o Deus do sistema):

$ sudo apt-get install dosbox

Se tudo ocorrer bem, e seu repositório estiver atualizado, o DOSBox será instalado com sucesso.

Para outros sabores do Linux, como os filhos do Red Hat, o Fedora e CentOS, você precisará fazer o download do pacote primeiramente:

$ wget http://kaz.dl.sourceforge.net/project/dosbox/dosbox/0.74/dosbox-0.74.tar.gz

E execute os seguintes passos:

Descompate o pacote “baixado” da Internet

$ tar zxf dosbox-0.74.tar.gz

Acesse a pasta (criada com o mesmo nome do pacote)

$ cd dosbox-0.74.tar.gz

Compile o DOSBox

$ sudo ./configure
$ sudo make
$ sudo install

Pode ser que a instalação no Fedora ou CentOS funcione somente com o comando “sudo yum install dosbox”, mas não cheguei a testar. Caso tenha sucesso na instalação do DOSBox em seu Linux, fique a vontade para falar nos comentários.

Tá bom Oo O Analista, mas como eu rodo um game antigo no DOSBox?

Vamos instalar fazer rodar no DOSBox o pai dos jogos de tiro em primeira pessoa, o Doom! Você deve ter visto ultimamente que o seu cocriador, John Romero postou uma nova fase do game após 21 anos de seu lançamento (Clique aqui para maiores informações). No final do post será disponibilizado o link para você jogar a nova fase.

Passo 1: Fazer o download do game

  • E clique no botão DOWNLOAD, ao lado de 6MB (O tamanho do game). Salve o arquivo em uma pasta de sua preferência;

Passo 2: Descompactar os arquivos

  • Aqui vamos utilizar a interface gráfica (porque também somos filhos de Deus né? rsrs) para descompactar os arquivos. Geralmente no Linux você seleciona com o botão direito o arquivo desejado e clica em “Extrair”. Será gerada uma pasta com o mesmo nome do arquivo. Faça isso com o arquivo doom.zip.

Passo 3: Entrando no DOSBox e no game

  • No terminal de seu linux digite: dosbox. Uma janela como a abaixo aparecerá:DOSBox
  • No mundo DOS e Windows, os discos ou unidades são identificadas por letras (C, D, E, etc…). Aqui não será diferente. Iremos “montar” uma unidade na qual o jogo será executado. Dependendo do local onde salvou e descompactou as pastas, deverá apontar o caminho para elas no DOSBox. No meu caso salvei em /home/crazy4tech/Documentos/Games/doom, entendeu? Digite o seguinte no DOSBox:
    mount c ~/Documentos/GAMES/doomAparecerá uma mensagem informando que o drive C (a letra da unidade) foi montada como /home/crazy4tech/Documentos/GAMES/doom (lembrando que este caminho é o que configurei nos testes, coloque o seu corretamente).
  • Digite C: (Você estará dentro da pasta do game!);
  • Digite doom para entrar no jogo. Uma nostálgica tela como a abaixo deverá aparecer:Captura de tela de 2016-01-22 01:43:12
  • Para jogar a nova fase de John Romero, acesse este link.

 

Espero que tenha gostado.

Abraço!

Compartilhe: